Igrejas de Salvador celebram nesta quinta-feira (26), a tradicional festa em homenagem aos santos gêmeos Cosme e Damião, figuras populares no catolicismo e no sincretismo religioso brasileiro. A Paróquia Santos Cosme e Damião, no bairro da Liberdade, está sendo o principal palco dos festejos, que envolvem novenários, missas e procissões.
Nesta quinta-feira (26), data dedicada à memória litúrgica dos santos, ocorrerá a Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, às 19h. O tema deste ano, “Pedi e vos será dado”, orienta as reflexões e preces da comunidade durante as celebrações.
O novenário, que começou no dia 17 de setembro aconteceu até a última terça-feira (24), sempre às 19h, com subtemas que incentivaram a comunidade a participar de forma concreta, doando alimentos e itens de higiene e limpeza. As doações serão destinadas a famílias
A programação vai até essa sexta-feira (27), dia da festa popular, com uma alvorada às 5h e celebrações eucarísticas ao longo de todo o dia. A última missa, marcada para as 18h, encerrará as homenagens. Antes disso, a partir das 16h30, uma grande procissão sairá da igreja matriz e percorrerá as ruas do bairro da Liberdade, seguindo até o Largo da Lapinha e retornando pela estrada principal.
As festividades de Cosme e Damião em Salvador são marcadas pela devoção popular e pelo clima de fraternidade, com fiéis de diversas regiões participando das celebrações. Além de sua importância no calendário religioso católico, os santos gêmeos também são reverenciados nas tradições afro-brasileiras, reforçando o sincretismo cultural da cidade.