O furacão Milton, que teve um aumento ‘explosivo’ de força durante a semana, chegou à Flórida na noite desta quarta-feira, por volta das 21h30 no horário de Brasília. A supertempestade tocou o solo próximo às cidades de Siesta Key e Sarasota, na costa oeste do estado americano. O Milton pode ser um dos piores da Flórida nos últimos 100 anos, e EUA fazem alerta de risco extremo à vida.
Com ventos de 205 km/h, o Milton chegou na categoria 3 e está se movendo a uma velocidade de 24 km/h.
Segundo os meteorologistas, os ventos fortes de Milton podem danificar casas e derrubar árvores. Além disso, o furacão pode elevar a maré em até 4 metros e provocar inundações.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse em uma coletiva de imprensa nesta noite, que é tarde demais e os moradores da Baía de Tampa precisam enfrentar a tempestade onde estão.
“Neste momento, é muito perigoso evacuar com segurança, então vocês precisam se abrigar […] A tempestade chegou”, disse o governador.
De acordo com as autoridades, mais de um milhão de imóveis estão sem luz na Flórida. As quedas de energia se intensificaram ainda ao longo desta quarta-feira, quando vários tornados passaram pela região.
A passagem de Milton pela Baía de Tampa pode agravar a situação nas próximas horas.