O setor varejista está otimista com as vendas de outubro, especialmente por conta do Dia das Crianças. De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, a expectativa é de um crescimento de mais de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Brinquedos, confecções infantis e chocolates são os itens que devem liderar o volume de transações, sendo que brinquedos correspondem a cerca de 70% das compras durante a semana da criança.
“O mês de outubro, graças ao Dia das Crianças, é o quarto melhor em vendas para o varejo no geral e o segundo mais forte para o setor de brinquedos, perdendo apenas para dezembro”, explicou Motta. Ele destacou que, além dos brinquedos, produtos não duráveis também têm grande saída, impulsionando o comércio.
Historicamente, os meses com maior volume de vendas no varejo são dezembro (Natal), maio (Dia das Mães), junho (festas juninas), outubro (Dia das Crianças) e agosto (Dia dos Pais). As lojas já sentem o aumento no fluxo de clientes e, embora o comércio de rua enfrente uma forte concorrência do e-commerce, especialmente após a pandemia, os lojistas estão confiantes na recuperação e no cumprimento das expectativas de crescimento.
Motta também reforçou que as lojas de Salvador estarão abertas neste sábado (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida. Os trabalhadores convocados para o dia vão receber um adicional de R$ 56 e terão direito a uma folga compensatória dentro de 30 dias.
Com o comércio funcionando normalmente, a aposta é que as vendas de última hora movimentem ainda mais as lojas da capital baiana e impulsionem o crescimento esperado para a data.