O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os 27 governadores para uma reunião marcada para a próxima quinta-feira, 31 de outubro, às 15h, com o objetivo de discutir a crise da segurança pública que vem impactando diversos estados. A decisão ocorre após episódios de violência em regiões como Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Bahia. A informação foi divulgada pela CNN.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), havia solicitado atenção especial ao tema em um apelo feito ao presidente na última quinta-feira (24). Esse pedido veio após uma operação policial no Complexo de Israel, onde criminosos reagiram com disparos à ação da Polícia Militar.
Durante o encontro, o governo federal apresentará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública aos governadores. A proposta, que foi enviada ao Palácio do Planalto em junho, ainda está sob análise na Casa Civil devido a divergências em pontos específicos do texto.
Além de Lula e dos governadores, a reunião contará com a presença de importantes autoridades, incluindo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o advogado-geral da União, Jorge Messias, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
A expectativa é que o encontro traga avanços na formulação de estratégias integradas para enfrentar o aumento da violência em algumas das principais capitais e regiões metropolitanas do país.