O capoeirista José Jorge dos Santos, conhecido como Mestre Barriga, foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (30) durante uma operação da Polícia Civil em Portão, Lauro de Freitas. A vítima, um idoso de 64 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo e morreu no local.
A Polícia Civil informou que uma equipe estava em Portão para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão quando foi atacada por José Jorge dos Santos. O capoeirista atingiu o colete de um dos policiais com uma faca. No revide, o homem foi baleado e levado ao Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos.
Moradores da região contestam a versão da polícia. Vizinhos de José Jorge afirmam que ele era inocente e que os policiais invadiram sua casa no início da manhã, possivelmente enquanto ele ainda dormia. “A polícia nunca vai assumir o erro, né? Por ser um preto da favela, eles matam e fica por isso mesmo”, desabafou um morador que preferiu não se identificar.
“É extremamente doloroso quando sabemos que mais uma vida inocente se foi, vítima dessa ‘segurança’. E a história se repete mais uma vez, o bairro de Portão sendo manchado por uma violência trazida por pessoas de fora”, reclamou um outro morador, nas redes sociais.
O caso foi registrado como morte por intervenção de agente de segurança pública pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Salvador. O corpo de José Jorge dos Santos foi encaminhado para perícia.