A TV Bahia estreia nesta sexta-feira (1º) o documentário *Ilê Aiyê: Casa do Mundo*, uma produção que traz à tona os 50 anos de história do bloco afro Ilê Aiyê. Dividido em cinco capítulos, o documentário revisita momentos emblemáticos da criação do bloco no bairro do Curuzu e explora sua influência cultural e social no Carnaval de Salvador e além. A exibição vem após uma sessão especial realizada na noite desta quarta-feira (30), no Salvador Shopping, onde convidados puderam conhecer um pouco mais sobre o “Mais Belo dos Belos” e reviver, junto aos fundadores, histórias emocionantes.
O documentário foi idealizado pelos jornalistas Alexandre Lyrio e Ricardo Ishmael, que, com uma abordagem detalhada e afetiva, ouviram cerca de 60 depoimentos para retratar a essência do Ilê Aiyê e sua trajetória. A obra mergulha nas raízes do bloco, desde sua criação em 1975, impulsionada por Antônio Carlos Vovô e Apolônio, com a inspiração e bênção de Mãe Hilda Jitolu, a ialorixá do Ilê Axé Jitolu. A produção aborda, entre outros momentos, a Noite da Beleza Negra e o Festival de Música do Ilê Aiyê, eventos que anualmente exaltam a estética e cultura afro-brasileira.
Para Ricardo Ishmael, o documentário é um “documento histórico” para as próximas gerações, que poderão conhecer o impacto do Ilê Aiyê na afirmação identitária e autoestima da população negra. Ele conta que a experiência de acompanhar o bloco durante uma turnê no Marrocos foi especialmente marcante, destacando a conexão entre os músicos baianos e marroquinos, que, mesmo sem compartilhar a mesma língua, se comunicavam pelo ritmo dos tambores.
Na sessão prévia para convidados, grandes figuras do bloco, como Antônio Carlos Vovô e Dete Lima, relembraram com emoção os primeiros passos do Ilê e a importância de manter vivas essas memórias. Alexandre Lyrio destacou a missão de resgatar vídeos e fotos inéditos do bloco, reafirmando o compromisso da produção em “contar e resgatar essa história para honrar nossa ancestralidade e cultura afro-brasileira”.
O público poderá conferir essa obra na TV Bahia logo após a Sessão da Tarde, e terá a oportunidade de vivenciar uma narrativa que celebra o legado do Ilê Aiyê, patrimônio cultural que continua a ecoar sua mensagem de orgulho e resistência para o mundo.