O governo federal firmou parceria com o Porto Digital para desenvolver projetos de inteligência artificial na gestão pública. O acordo foi assinado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) durante a Semana Nacional de Inovação, em Brasília, na última quarta-feira (30).
A parceria prevê a criação do Laboratório de Inovação em Projetos e Produtos de Inteligência Artificial (LIIA), com investimento de R$ 8 milhões. O laboratório terá quatro frentes de atuação: identificar projetos inovadores em IA, desenvolver soluções de IA, apoiar startups e empresas com projetos na área e promover a cultura de IA no governo.
O governo pretende captar mais R$ 21,7 milhões até 2029, por meio de parcerias público-privadas, para ampliar as ações do laboratório. A meta é desenvolver e implementar 50 projetos de inteligência artificial nos próximos cinco anos.
O LIIA terá como foco o desenvolvimento de soluções de IA para o governo federal, auxiliando na tomada de decisões estratégicas com base em dados e análises preditivas. O laboratório também priorizará a ética e a mitigação de riscos no uso da inteligência artificial.