terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Aumento de casos de síndromes respiratórias por covid-19 preocupa em seis estados brasileiros, aponta Fiocruz  

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

por Tabitha Gomes

Publicado em 27/09/2024,

às 18h30

O Boletim InfoGripe, divulgado na última quinta-feira (26) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indica um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados pela covid-19 em seis estados e no Distrito Federal. Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo registraram um crescimento significativo de infecções graves.

No entanto, o estudo também destaca que em São Paulo e Mato Grosso do Sul, a curva de crescimento desses casos já mostra sinais de desaceleração. Além disso, as ocorrências de SRAG associadas ao rinovírus, que afeta principalmente crianças e adolescentes de até 14 anos, estão em queda na maioria dos estados das regiões Centro-Sul e Nordeste. Apesar disso, o Ceará e Pernambuco continuam registrando aumento de infecções por esse vírus.

A Fiocruz alerta que dez das 27 unidades federativas apresentam tendência de crescimento de SRAG nas últimas seis semanas, o que inclui os estados do Acre, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins.

Apesar da desaceleração em algumas regiões, a covid-19 ainda é responsável pela maioria das mortes relacionadas a síndromes respiratórias, especialmente entre os idosos, seguida pela influenza A. Diante desse cenário, a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, reforça a importância da vacinação.

“É crucial que todos os idosos e pessoas dos grupos de risco procurem os postos de saúde para se vacinar contra a covid-19”, enfatizou a pesquisadora, ressaltando a vacina como uma das principais medidas de prevenção contra o agravamento das síndromes respiratórias.

A Fiocruz continua monitorando a evolução dos casos de SRAG no país, em um esforço para fornecer informações detalhadas que auxiliem na tomada de decisões pelas autoridades de saúde.

Compartilhe

Categorias

Últimas Notícias

Lexa será mamãe! Cantora choca fãs com notícia de gravidez após noivado

31/10/2024

às 22h00

Feirão da Casa Própria: imóveis com parcelas a partir de R$ 399 em Salvador

31/10/2024

às 21h00

Governo e Porto Digital se unem para impulsionar Inteligência Artificial no setor público

31/10/2024

às 20h00

Data da Lavagem do Bonfim é definida; SAIBA MAIS!

31/10/2024

às 19h27

Assassinos de Marielle Franco são condenados; SAIBA MAIS!

31/10/2024

às 19h19

Publicações Relacionadas