Na noite da última quarta-feira (23), o Botafogo não apenas assegurou uma vantagem significativa na semifinal da Libertadores, mas também ofereceu um respiro ao tumultuado cenário do Rio de Janeiro. Após um dia de tensão que resultou na detenção de mais de 250 torcedores do Peñarol, o time carioca brilhou em campo e goleou os uruguaios por 5 a 0 no Estádio Nilton Santos, colocando um pé na tão sonhada final da competição continental.
Com uma performance impecável, o Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, fez valer o mando de campo com destaque para o atacante venezuelano Jefferson Savarino, que balançou as redes duas vezes, aos 51 e 59 minutos. O zagueiro argentino Alexander Barboza também deixou sua marca, anotando o terceiro gol aos 55 minutos.
O show de gols não parou por aí. O ponta Luiz Henrique, em uma exibição iluminada, ampliou a vantagem aos 74 minutos, seguido pelo centroavante Igor Jesus, que fechou a conta aos 79 minutos. O jogo de volta, programado para a próxima quarta-feira em Montevidéu, promete ser um desafio, mas a vantagem construída em casa coloca o Botafogo em uma posição privilegiada para alcançar sua primeira final de Libertadores.