Uma explosão de caminhão-tanque no estado de Jigawa, no norte da Nigéria, deixou ao menos 94 mortos e quase 50 feridos na noite da última terça-feira (15). O incidente ocorreu após o veículo, que transportava combustível, sofrer um acidente em uma rodovia da região, informou a polícia local nesta quarta-feira.
De acordo com o porta-voz da polícia, Lawan Shiisu Adam, muitas das vítimas foram atingidas pela explosão enquanto tentavam recolher o combustível derramado após o acidente. “Até o momento, temos a confirmação de 94 mortos e quase 50 feridos”, declarou Adam.
A tragédia ocorreu na localidade de Majia, onde os moradores correram em direção ao caminhão acidentado na esperança de extrair o combustível. Apesar dos esforços da polícia para afastar as pessoas, o número de agentes presentes foi insuficiente para controlar a situação.
Explosões de caminhões-tanque são frequentes na Nigéria, o país mais populoso da África, devido às más condições das rodovias e à tentativa da população de recolher combustível durante acidentes. O incidente em Jigawa ressalta a vulnerabilidade e os riscos enfrentados pela população nessas situações, agravados pela precariedade da infraestrutura local.