Equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, em conjunto com a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Polícia Federal (PF), deflagraram nesta quinta-feira (31) a Operação Rota Segura no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador. A ação foi desencadeada após um ataque a policiais na região na última terça-feira (29), e busca desarticular uma facção criminosa que atua em atividades ilícitas e em ações violentas contra as forças de segurança.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a operação tem o objetivo de combater crimes como tráfico de drogas e armas, formação de bondes, ataques a viaturas, corrupção de menores, roubos e lavagem de dinheiro. As ordens judiciais estão sendo cumpridas em locais estratégicos da região, incluindo as localidades da Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho.
A Polícia Federal informou que foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão, além de três mandados de prisão, em um esforço concentrado para enfraquecer as atividades criminosas no complexo.
A operação também representa uma resposta ao atentado contra os policiais e reforça o compromisso das autoridades em combater a violência e restabelecer a segurança pública na região.