Após o trágico ataque a tiros que resultou na morte de quatro estudantes no Colégio Municipal Dom Pedro I, em Heliópolis (BA), o Ministério da Educação (MEC) anunciou, neste sábado (19), o envio de uma equipe de psicólogos especializados em situações de emergência à instituição. O objetivo é prestar apoio à comunidade escolar e auxiliar na prevenção de novos episódios de violência.
O ministro da Educação, Camilo Santana, expressou solidariedade às famílias das vítimas e colocou o MEC à disposição para colaborar com a reconstrução do ambiente escolar. Em contato com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o ministro reforçou o compromisso do Governo Federal em garantir a segurança e o bem-estar nas escolas.
“Recebi, com muita tristeza, na noite de hoje, a notícia da morte de quatro estudantes do Colégio Municipal Dom Pedro I, no povoado de Serra dos Correias, em Heliópolis, Bahia. Liguei para o governador Jerônimo Rodrigues e para o prefeito Mendonça e coloquei o Ministério da Educação à inteira disposição, com envio da equipe de psicólogas especialistas em Psicologia das Emergências e Desastres, que compõem o núcleo de resposta e reconstrução de comunidades escolares após ataques de violência extrema. Meus sentimentos aos familiares, amigos e comunidade escolar nesse momento de tamanha dor”, notificou.
Autoridades de Heliópolis também se reuniram neste sábado (19) para definir ações de apoio aos alunos, professores, funcionários e moradores da Serra dos Correias. O prefeito José Mendonça Dantas (MDB) recebeu representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Ministério Público (MP) para traçar estratégias de assistência à comunidade.
O foco principal é o atendimento psicológico aos alunos, com apoio do Conselho Tutelar, em sintonia com as ações do Ministério da Educação. “Esse caso mobilizou todo o Estado e vamos trabalhar para acolher todos que sofrerem direta e indiretamente”, afirmou o promotor Alison Andrade, da 3ª Promotoria de Cícero Dantas.
As investigações sobre o ataque seguem em andamento. O delegado Thiago Alves Cunha, titular da Delegacia Territorial de Heliópolis, informou que os aparelhos eletrônicos das vítimas foram apreendidos e passarão por perícia. “Ouvimos três testemunhas e trabalhamos, em parceria com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para esclarecer as circunstâncias do crime”, concluiu.
Governo Federal anuncia medidas de segurança para escolas
Para evitar novas fatalidades, o Governo Federal anunciou investimentos e medidas para reforçar a segurança nas escolas. Serão destinados R$ 3,1 bilhões para aquisição de equipamentos como câmeras e sensores, além de ações para a prevenção da violência no entorno das escolas.
O MEC também destinará R$ 200 milhões para a criação de núcleos psicossociais em cada unidade de ensino, com o objetivo de promover a saúde mental dos estudantes. Um grupo de trabalho interministerial será criado para combater a violência nas escolas, com a participação de mais de dois mil especialistas.
Para fortalecer a segurança, o governo contará com o apoio da segurança nacional nas rondas escolares e disponibilizará materiais informativos sobre prevenção e enfrentamento da violência, como cartilhas, seminários e cursos. Um canal de denúncia de ameaças também será criado no site do MEC, acessível pelo menu “Escola Segura”.