Nesta quinta-feira (17), as Forças de Defesas de Israel (FDI) confirmaram a morte de Yahya Sinwar, atual comandante do Hamas e mentor dos ataques de 7 de outubro de 2023.
“Sinwar foi eliminado após um ano em que se escondeu no coração da população civil em Gaza, e em esconderijos subterrâneos nos túneis do Hamas. Dezenas de ações realizadas pelas FDI e pelo Shin Bet (serviço secreto israelense) no último ano, e nas últimas semanas na área onde foi morto, reduziram a área de atividade de Yahya Sinwar, que foi perseguido pelas forças, e levaram à sua morte”, disse Daniel Hagari, porta-voz da FDI.
De acordo com informações, os soldados israelenses mataram três integrantes do Hamas durante um confronto por terras em Gaza. O Exército de Israel disse ter realizado testes de DNA e de compatibilidade de arcada dentária para confirmar as identidades. Fontes do Hamas haviam dito à agência de notícias Reuters que “indicações sugerem que Sinwar foi morto em um operação de Israel em Gaza”.
Houve troca de tiros entre soldados israelenses e do Hamas em uma residência em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Diante do ocorrido, algumas redes televisivas de Israel informaram que “é muito provável” que Sinwar, considerado um dos principais mentores dos atentados terroristas de 7 de outubro de 2023, esteja morto.