Nesta segunda-feira (28), o programa Pé-de-Meia deu início ao pagamento do benefício para estudantes do ensino médio da rede pública, com depósitos escalonados que se estenderão até 4 de novembro. O objetivo do programa é funcionar como uma espécie de poupança, incentivando a permanência e conclusão do ensino básico, especialmente em uma etapa crítica em que muitos alunos abandonam os estudos.
Esta rodada de pagamentos inclui a segunda parcela destinada aos estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a terceira parcela para 1 milhão de novos estudantes que ingressaram no programa em agosto e a sétima parcela para 2,7 milhões de estudantes já cadastrados.
O Pé-de-Meia foi criado como uma estratégia para combater a evasão escolar, ao proporcionar aos estudantes um apoio financeiro contínuo, que pode ser acumulado para ajudar em sua formação e futuros investimentos. O programa é visto como uma ação importante para manter os alunos nas escolas, em um momento em que o ensino médio se mostra desafiador para muitos jovens.
Além do impacto direto na renda familiar, o Pé-de-Meia busca transmitir aos estudantes a importância de planejar o futuro, enquanto fortalece o vínculo dos jovens com a educação e oferece uma perspectiva de maior estabilidade financeira ao longo dos anos escolares.