Em uma premiação marcada por polêmica, o volante espanhol Rodri, do Manchester City, conquistou a Bola de Ouro 2023/24. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), em Paris, em cerimônia que não contou com a presença de Vini Jr. e de nenhum representante do Real Madrid.
A ausência do clube espanhol se deu em forma de protesto, após o vazamento da informação de que Vini Jr. não seria o vencedor. O Real Madrid manifestou seu descontentamento, afirmando que “a Bola de Ouro-UEFA não respeita o Real Madrid. E o Real Madrid não vai onde não é respeitado”.
O Brasil segue sem um vencedor na premiação depois de 17 anos. Vini Jr., no entanto, obteve a melhor posição de um jogador brasileiro desde que Kaká foi coroado, em 2007. Antes do atacante do Real Madrid, o melhor desempenho no período foi de Neymar, terceiro colocado em 2015 e 2017.
Apesar de não ter conquistado a Bola de Ouro, Vini Jr. foi o grande vencedor da votação popular, com o triplo de votos do segundo colocado, Rodri. O resultado demonstra o reconhecimento do público ao talento e desempenho do brasileiro.
Confira o TOP 3 da Bola de Ouro:
- Rodri (Manchester City)
- Vinicius Jr. (Real Madrid)
- Jude Bellingham (Real Madrid)
Veja os outros premiados da noite:
- Bola de Ouro feminina: Aitana Bonmatí (Barcelona)
- Troféu Yashin (melhor goleiro): Emiliano Martínez (Aston Villa)
- Troféu Kopa (melhor jogador sub-21): Lamine Yamal (Barcelona)
- Clube do ano: Real Madrid
- Treinador do ano: Carlo Ancelotti (Real Madrid)
- Treinadora do ano: Emma Hayes (Seleção dos Estados Unidos)
- Troféu Gerd Müller (artilheiro do ano): Harry Kane e Mbappé (dividido)
- Prêmio Sócrates: Jennifer Hermoso (Tigres)
Após a premiação, Vini Jr. publicou uma mensagem enigmática em suas redes sociais: