quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

SAC amplia horário de atendimento para emissão do novo RG a partir desta segunda-feira (30)

Foto: Carol Garcia/GOVBA

por Tabitha Gomes

Publicado em 30/09/2024,

às 11h23

Os postos SAC Barra e Shopping da Bahia começaram a operar com horários ampliados para o serviço de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nesta segunda-feira (30). As duas unidades agora atendem exclusivamente para esse serviço de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h, por um período inicial de três meses.

Essa ampliação busca aumentar a capacidade de atendimento em resposta à alta demanda pelo novo documento. Atualmente, cada unidade oferece 144 vagas por dia durante a semana e 54 aos sábados. Com o novo horário, as vagas aumentam para 225 e 126, respectivamente, representando um incremento de 56% na capacidade semanal e 133% aos sábados. Com isso, as duas unidades juntas passam a oferecer cerca de 3.816 agendamentos mensais.

De acordo com Nilza Rios, diretora Operacional do SAC, a expansão visa atender cidadãos que enfrentavam dificuldades para agendar o serviço. “O intuito é atender àqueles que não estavam conseguindo encontrar disponibilidade no sistema”, afirmou.

A primeira via da CIN é gratuita e terá o CPF como número de identificação principal. Para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil original. Caso a certidão esteja plastificada, também é preciso levar uma cópia. Além disso, a nova identidade permite a inclusão de outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, também podem ser inseridas, além de informações como tipo sanguíneo e fator RH.

Outra inovação da CIN é a possibilidade de inclusão do nome social a pedido do cidadão, bem como a existência de uma versão digital do documento, que fica disponível no gov.br três dias após a impressão da versão física. A CIN também possui um QR Code para verificação de autenticidade.

Apesar da ampliação no atendimento, não há necessidade imediata de troca do documento, pois o RG antigo segue válido até 28 de fevereiro de 2032. A validade da CIN varia conforme a faixa etária: cinco anos para crianças de 0 a 12 anos incompletos, dez anos para cidadãos de 12 a 60 anos, e validade indeterminada para pessoas com mais de 60 anos.

O agendamento para emissão da CIN deve ser feito por meio do aplicativo SAC Digital, pelo portal ba.gov.br ou através dos telefones (71) 4020-5353 (celular) e 0800 071 5353 (fixo).

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