Salvador testa primeiro ônibus articulado elétrico com capacidade para mais de 150 passageiros

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

por Tabitha Gomes

Publicado em 26/09/2024,

às 19h37

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador deu início, nesta quinta-feira (26), aos testes com um ônibus articulado elétrico de 23 metros, capaz de transportar mais de 150 passageiros. O veículo faz parte de um esforço maior da cidade para modernizar e tornar mais sustentável seu sistema de transporte público.

O ônibus está em operação na linha B1 do BRT Salvador, que faz o trajeto entre a Rodoviária e a Pituba. Além de verificar as condições de trafegabilidade e capacidade de transporte do novo veículo, a ação também busca testar a aceitação e o conforto oferecido aos passageiros.

Um dos destaques dessa fase de testes foi a presença de uma motorista mulher, Carla Patrícia Maltez, contratada através do projeto Mulheres no Volante, uma parceria entre a Semob, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a Associação das Empresas de Transporte de Salvador (Integra). Carla, que começou sua carreira como cobradora de ônibus e ascendeu para motorista de grandes veículos, expressou entusiasmo ao conduzir o novo “sanfona”. “Estou maravilhada! Se eu estou me sentindo assim, imaginem os passageiros. Vai ser top”, disse ela, orgulhosa de sua trajetória.

A novidade foi bem recebida pelos passageiros. Juliana Santos, uma das primeiras a embarcar, elogiou o conforto e a agilidade do ônibus. “Gostei muito, rápido, confortável, espaçoso, dá para acomodar mais gente. Vou chegar ao Itaigara em menos de dez minutos”, comemorou. Vanessa da Mata, outra usuária do BRT, também destacou a importância de aumentar a capacidade dos veículos para atender à alta demanda: “Amei. Vai ser ótimo porque cabe mais gente e chega mais rápido.”

Este é apenas o início de um projeto maior. Salvador está em fase de negociação para um financiamento de US$ 94 milhões com o Banco Mundial, que permitirá a compra de quase 100 ônibus elétricos. A fase de testes visa identificar o modelo mais adequado para as necessidades da cidade. A opinião dos usuários será coletada através de uma pesquisa de satisfação disponível nas estações do BRT, como parte do processo de avaliação.

Segundo Fabrizzio Muller, secretário da Semob, o objetivo é que Salvador possa, em breve, contar com uma frota de ônibus modernos e de alta capacidade. “Estamos trabalhando para que nossa cidade receba cada vez mais veículos como esse, ajudando a melhorar o transporte coletivo para todos”, afirmou.

A inovação no transporte público da capital baiana é um passo significativo rumo a um sistema mais eficiente e sustentável, com benefícios tanto para os passageiros quanto para o meio ambiente.

Compartilhe

Categorias

Últimas Notícias

Cerca de 200 mil pessoas devem deixar Salvador durante Semana Santa

18/04/2025

às 07h47

Receita recebe quase 14 milhões de declarações do IR

18/04/2025

às 07h41

Cinco homens trocam tiros com a Rondesp e morrem na zona rural de Santa Bárbara

18/04/2025

às 07h37

Bahia perde para o Cruzeiro e encerra invencibilidade de 12 jogos

18/04/2025

às 07h33

Nordeste lidera ranking do crescimento na renda do trabalho

18/04/2025

às 07h30

Publicações Relacionadas