O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios expandiram a parceria que possibilita aos segurados solicitar o benefício por incapacidade temporária para o trabalho (antigo auxílio-doença) diretamente em uma agência dos Correios.
A documentação necessária é enviada de forma digital por meio do Atestmed, uma ferramenta do INSS que simplifica o processo de upload de laudos médicos e a análise dos casos.
Em março deste ano, o INSS e os Correios firmaram o primeiro acordo desse tipo, com um projeto-piloto em Fortaleza (CE). Com a ampliação da parceria, 2,6 mil agências próprias dos Correios em todo o Brasil agora estão habilitadas para receber solicitações deste benefício.
A medida, lançada na última segunda-feira (14), elimina a necessidade de o trabalhador agendar uma perícia presencial com um médico federal. O principal objetivo é acelerar a concessão do auxílio-doença para segurados do INSS que precisam de até 180 dias de afastamento. Atualmente, o tempo médio de análise dos pedidos de benefícios é de 15 dias.
Com a parceria, as agências dos Correios se somam às 1,6 mil unidades da previdência social, além de outros meios de atendimento disponíveis, como o aplicativo Meu INSS, o site oficial e a Central 135 por telefone.
A expectativa é que a iniciativa traga benefícios principalmente para os segurados do INSS que não têm acesso à internet ou que enfrentam dificuldades para fazer o requerimento pelo aplicativo Meu INSS. Agora, eles poderão ser atendidos em agências mais próximas de suas residências.