quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Médico explica como se tornar um doador de órgãos e a importância do ato  

Foto: Divulgação

por Tabitha Gomes

Publicado em 26/09/2024,

às 09h37

A doação de órgãos, embora ainda seja um tema delicado no Brasil, tem ganhado cada vez mais atenção e relevância entre a população, que vem se interessando pelos detalhes e pela importância desse gesto. De acordo com o doutor Maurício Cerqueira (CRM-30055), coordenador médico da UTI do Hospital Metropolitano, comunicar a vontade de doar órgãos à família é o principal passo para quem deseja ser um doador.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023, cerca de 40 mil brasileiros aguardavam na fila de transplantes, sendo a maior demanda por rins. Para aqueles que querem contribuir para mudar essa realidade, o doutor Cerqueira esclarece que não é necessário um documento formal. “O mais importante é informar os familiares sobre seu desejo de ser doador. Não é preciso assinar papéis ou fazer registros em cartório, basta que os parentes saibam da sua vontade, para que, em caso de falecimento, estejam cientes do seu desejo”, afirma.

Embora não haja um preparo específico para se tornar um doador, existem condições de saúde que podem impedir a doação. “Pacientes que morrem em decorrência de infecções ativas, como sepse, ou que têm doenças crônicas como HIV e hepatites, geralmente não podem ser doadores devido ao risco de transmissão da doença pelo órgão”, explica o especialista. Além disso, pessoas que falecem em decorrência de certos tipos de câncer também podem ter suas doações inviabilizadas.

Ainda assim, a doação de órgãos tem o potencial de salvar muitas vidas. “Uma única pessoa pode salvar de sete a oito vidas, com a doação de rins, coração, fígado, córneas, válvulas cardíacas, e até pele. Contudo, a sociedade ainda fala muito pouco sobre esse assunto tão crucial”, conclui o doutor Cerqueira.

Com o aumento da conscientização sobre a importância da doação de órgãos, mais vidas podem ser salvas e famílias beneficiadas. A decisão de se tornar um doador é simples, mas pode ter um impacto profundo na vida de muitos.

Compartilhe

Categorias

Últimas Notícias

Lexa será mamãe! Cantora choca fãs com notícia de gravidez após noivado

31/10/2024

às 22h00

Feirão da Casa Própria: imóveis com parcelas a partir de R$ 399 em Salvador

31/10/2024

às 21h00

Governo e Porto Digital se unem para impulsionar Inteligência Artificial no setor público

31/10/2024

às 20h00

Data da Lavagem do Bonfim é definida; SAIBA MAIS!

31/10/2024

às 19h27

Assassinos de Marielle Franco são condenados; SAIBA MAIS!

31/10/2024

às 19h19

Publicações Relacionadas