A capital baiana superou a previsão do tempo e registrou 32,5°C nesta quarta-feira (24). E o calor não dá trégua: com a chegada do verão, a tendência é que os termômetros continuem subindo,
Enquanto Salvador sente o calor de 32,5°C, o pódio das cidades mais quentes da Bahia vai para o oeste do estado: Formosa do Rio Preto lidera com 38°C, seguida por Barra, com 37,5°C, e Ibotirama, com 36,9°C. Apesar do calor intenso, nenhuma cidade baiana figura entre as 10 mais quentes do Brasil, segundo o ranking do Inmet. No momento, não há registro de onda de calor em nenhuma região do país.
Bom Jesus (PI) lidera o ranking nacional com escaldantes 40,8°C. Peixe (TO) registrou 39,4°C, e São João do Piauí (PI) chegou aos 39,2°C.
Em setembro, Formosa do Rio Preto, no oeste baiano, enfrentou um calor com termômetros que marcaram 39,8°C, temperatura que igualou o recorde de 2024 registrado em Ribeira do Amparo. Com essa marca, a cidade garantiu o 36º lugar no ranking das mais quentes do Brasil.
A Defesa Civil (Codesal) prevê máxima de 31°C para os próximos dias, com mínima de 23°C. A semana será de tempo firme, com céu claro a parcialmente nublado e poucas chances de chuva entre quinta (24) e domingo (27). Uma massa de ar quente e seca garante a estabilidade do tempo, mantendo o calor na capital baiana.