Nesta quinta-feira (24), a relação completa dos indicados para o Prêmio Multishow 2024 foi divulgada, com 15 artistas da Bahia se destacando nas principais categorias. Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Melly, Simone Mendes, Caetano Veloso, Maria Bethânia, É o Tchan, Baco Exu do Blues, O Kannalha, ÀTTØØXXÁ, Nadson o Ferinha, Parangolé, Léo Santana e Sued Nunes terão a oportunidade de levar um troféu para casa. O evento acontece no Rio de Janeiro, no dia 3 de dezembro.
Este ano, cinco categorias serão escolhidas pelo voto do público, sendo duas delas pertencentes a artistas da Bahia. A cantora juazeirense Ivete Sangalo e os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia disputam a categoria “Show do Ano” com IZA, Ludmilla, Planet Hemp e Jão. Sued Nunes, que nasceu em Sapeaçu, no Recôncavo, está inscrita na “Categoria Brasil”, representando a região Nordeste. Ela disputa o título com Thauane (Centro-oeste), Vitor Limma (Sul), Viviane Batidão (Norte) e Yan (Sudeste). A escolha das categorias “Clipe TVZ do Ano”, “Hit do Ano” e “Revelação do Ano” será feita pelo público.
A Academia do prêmio determinará as outras categorias. Na categoria “Arrocha do Ano”, Nadson, o Ferinha, concorre ao “Arrocha do Ano” com a canção “Oração”. Melly concorre ao prêmio “MPB do Ano” com “Cacau”, música do álbum Amaríssima. Simone Mendes é a escolhida para “Sertanejo do Ano” com “Dois Tristes”. Duquesa se apresenta na categoria de “Música Urbana” com “Purple Rain” (feat. Yunk Vino e Go Dassisti) e a colaboração de Gilberto Gil e MC Hariel em “A Dança”.
A grande parte das indicações dos artistas da Bahia se concentram na categoria “Axé/Pagodão do Ano”, com diversos sucessos que marcaram o carnaval deste ano. “Macetando”, de Ivete Sangalo e Ludmilla; “Nego Doce”, de O Kannalha; “Perna Bamba”, de Parangolé e Léo Santana; “Seus Recados”, com Ivete Sangalo e Liniker; “Tá Gostosin”, ÀTTØØXXÁ e É O Tchan; e “Tranca Rua”, de ÀTTØØXXÁ feat. Baco Exu do Blues, está na disputa pelo prêmio.
Tadeu Schmidt e Tata Werneck apresentarão a premiação, em conjunto com Kenya Sade, a novidade desta edição. A solenidade será no Riocentro, no Rio de Janeiro, e será transmitida ao vivo pelo Multishow, pela TV Globo e pelo Globoplay.