A vitória do Leão sobre o Fluminense por 2 a 1 trouxe uma série de acontecimentos positivos para o time baiano. Além de sair da zona de rebaixamento do Brasileirão Série A, o Vitória quebrou um tabu, alcançou um novo recorde de público no Barradão em 2024 e ainda conquistou outras duas marcas expressivas na 31ª rodada.
E as boas notícias não param por aí! O desempenho do Vitória no segundo turno do Brasileirão é digno de G6, com uma campanha que colocaria o Leão na briga por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2025, segundo matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Vitória acumulou 20 pontos em 36 disputados no returno do Brasileirão, com um aproveitamento de 55,56%. Essa campanha coloca o Leão na sexta posição da tabela, à frente de times como Flamengo, São Paulo e Atlético-MG. Com sete vitórias, dois empates e quatro derrotas, o Rubro-Negro só fica atrás de Palmeiras, Internacional, Botafogo, Fortaleza e Grêmio no segundo turno.
Apesar da excelente campanha no returno, o rubro-negro ainda precisa ter cautela na luta contra o rebaixamento. A vitória sobre o Fluminense levou o Leão à 14ª posição, com 35 pontos, mas a vantagem para o Z4 é de apenas um ponto.
Mesmo com o risco ainda presente, as chances de queda diminuíram consideravelmente. Antes da vitória contra o Bragantino, o Vitória tinha 57,1% de probabilidade de rebaixamento. Após o resultado positivo, esse número caiu para 40,1%. Com a vitória sobre o Fluminense, o Vitória deu mais um passo importante. As chances de queda despencaram para 28,8%, segundo cálculos da UFMG. O Leão segue rugindo forte para escapar da degola.
Com a crescente do time no Brasileirão, as chances de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana também aumentaram. Se antes o sonho era de 16,9%, agora a probabilidade de disputar o torneio continental subiu para 20,6%, segundo os matemáticos da UFMG. O objetivo traçado por Fábio Mota no início da temporada ainda é possível.