O deputado Matheus Ferreira, do MDB, solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues, do PT, a implantação de documento de identidade funcional digital para policiais militares, bombeiros militares, policiais civis, profissionais da polícia técnica, da polícia penal e demais agentes de segurança pública da Bahia. Considerando os altos números de agentes de segurança pública mortos no Brasil fora de serviço, a indicação pretende garantir uma maior proteção para esses profissionais, que frequentemente são vitimados por criminosos.
De acordo com o parlamentar, a letalidade desses profissionais é uma estatística que se torna mais alarmante e preocupante quando comparada aos índices de países europeus que apresentam quase zero violência contra policiais. “A vantagem do documento digital é possibilitar que estes profissionais não sejam identificados por criminosos quando estiverem fora de serviço, visto que, quando eles estão com a identidade funcional em mãos, muitas vezes são alvejados e mortos por pertencerem a alguma força de segurança.”, disse.
Matheus também destacou que a medida segue uma espécie de tendência nacional adotada, por exemplo, no que se refere à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a carteira de advogados emitida pela Ordem dos advogados do Brasil (OAB), que são no formato digital. “Sabemos das medidas cautelares que eles adotam rotineiramente, mas essa medida da carteira digital ajudará ainda mais, na proteção das suas vidas.”, finalizou.