sexta-feira, 18 de abril de 2025

Governo publica decreto que muda regras do ‘Minha Casa Minha Vida’ e amplia alcance

por Redação

Publicado em 04/04/2025,

às 11h27

O governo federal publicou, nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU), um decreto presidencial que regulamenta o uso do Fundo Social para financiar o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Assinado na quinta-feira (3) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ato formaliza o repasse de recursos oriundos do pré-sal para a iniciativa habitacional. Durante o evento em Brasília que marcou 2 anos da atual gestão, o petista anunciou que R$ 18 bilhões foram incluídos na lei orçamentária aprovada pelo Congresso Nacional para essa finalidade.

Criado em 2010, o Fundo Social do Pré-sal é um mecanismo financeiro vinculado à Presidência da República, cujo objetivo é destinar recursos para projetos e programas nas áreas de educação, saúde, ciência e combate à pobreza. Com a nova regulamentação, parte desses valores será direcionada à expansão do Minha Casa Minha Vida, permitindo a construção de novas moradias e ampliando o acesso à população de baixa renda.

O presidente Lula enfatizou a importância da medida, destacando que o programa habitacional agora também atenderá famílias de classe média. Embora não tenha detalhado as novas faixas de renda contempladas, o chefe do Executivo garantiu que o objetivo é aumentar as oportunidades de acesso à moradia digna e impulsionar o setor da construção civil, gerando empregos e fortalecendo a economia.

O evento também serviu para um balanço das realizações do governo ao longo dos últimos dois anos. Entre os principais tópicos abordados, destacam-se investimentos em infraestrutura, expansão de programas sociais e melhorias no sistema de segurança pública.

Ao encerrar o discurso, Lula reconheceu os desafios que ainda existem, mas pediu apoio da população para seguir implementando mudanças estruturais e enfrentar questões como desinformação e discurso de ódio.

“Sabemos do enorme desafio que temos pela frente, mas também conhecemos a força de trabalho do povo brasileiro”, afirmou.

Com um pacote de medidas econômicas e sociais robusto, o governo aposta que o fortalecimento das políticas públicas e a melhora nos indicadores econômicos possam contribuir para uma retomada da confiança popular nos próximos anos.

Compartilhe

Categorias

Tags

Últimas Notícias

Cerca de 200 mil pessoas devem deixar Salvador durante Semana Santa

18/04/2025

às 07h47

Receita recebe quase 14 milhões de declarações do IR

18/04/2025

às 07h41

Cinco homens trocam tiros com a Rondesp e morrem na zona rural de Santa Bárbara

18/04/2025

às 07h37

Bahia perde para o Cruzeiro e encerra invencibilidade de 12 jogos

18/04/2025

às 07h33

Nordeste lidera ranking do crescimento na renda do trabalho

18/04/2025

às 07h30

Publicações Relacionadas