A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inicia nesta sexta-feira (18), em Salvador, uma audiência pública que promete impactar diretamente o futuro da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). A concessão, que atravessa estados como Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e outros, atualmente administrada pela VLI Logística Ferroviária, está prestes a vencer em agosto de 2026.
O debate em Salvador tem como foco a renovação da concessão por mais 30 anos, o que prevê investimentos significativos na infraestrutura ferroviária nacional, estimados em R$ 24 bilhões. No entanto, a proposta de prorrogação pela VLI inclui a descontinuidade do trecho Minas-Bahia até 2026, o que gerou reações preocupadas por parte do setor produtivo baiano.
Com a possível saída da VLI do trecho na Bahia, a busca por uma nova concessionária se intensifica. As críticas à gestão do corredor ferroviário Minas-Bahia, que conecta Corinto (MG) ao Porto de Aratu (BA), são contundentes e antigas. Entidades e o governo baiano há anos acusam a VLI de “abandono” da infraestrutura ferroviária na região, que sofre com precariedade e falta de investimentos.
Segundo a VLI, a operação só será interrompida após a definição de um novo operador para o trecho. Enquanto isso, o setor produtivo aguarda ansiosamente por mudanças que possam finalmente reativar o potencial da ferrovia no estado.
Com 7,8 mil quilômetros de ferrovia sob sua concessão, a VLI planeja devolver 2,1 mil quilômetros, dos quais 291 km estão em território baiano. A audiência em Salvador será uma oportunidade crucial para que a sociedade e os setores envolvidos contribuam com sugestões para melhorar o projeto de concessão, com vistas a um futuro mais promissor para a ferrovia na Bahia.