A La Liga, a European Leagues e a FIFPro (associação dos jogadores profissionais) fizeram uma denúncia junto da Comissão Europeia contra a FIFA nesta segunda-feira (14), devido ao sobrecarregamento do calendário de futebol.
De acordo com o comunicado das instituições, a FIFA tem realizado “imposição de decisões no calendário internacional”. A postura da entidade “constitui um abuso de poder”. Essa atitude vai contra as leis da União Europeia e, desta forma, o processo é apresentado diante da Comissão continental.
“Nossa queixa para a Comissão Europeia é clara: a Fifa está abusando de seu poder de ditar o calendário de jogos internacionais e expandir suas próprias competições. E, assim, aumentar suas próprias receitas”, disse David Terrier, presidente da FifPro na Europa.
A FifPro também publicou nas redes sociais um conjunto de entrevistas no qual os atletas reclamam do aumento de partidas e afirmou que “as vozes dos jogadores não serão ignoradas”. Um dos que aparece no vídeo é Rodri, volante do Manchester City e candidato à Bola de Ouro, que iniciou um movimento em setembro ao criticar o calendário e cogitar uma greve em forma de protesto entre os jogadores. O volante teve uma lesão no ligamento e foi obrigado a se afastar dos gramados até o final da temporada, menos de um mês depois de iniciar o movimento.