Patrimônio é um dos sete segmentos dos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia que tem inscrições abertas de 17 de outubro a 15 de novembro no site oficial. Com um investimento de R$ 9 milhões, serão apoiadas diversas iniciativas culturais como a manutenção de espaços, preservação do patrimônio material e imaterial, salvaguarda de bens culturais, entre outros.
Os editais de Patrimônio na PNAB Bahia são parte das ações de fomento à Cultura do Governo da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura.
O diretor-geral do IPAC, Marcelo Lemos, afirma que este é mais um plano do Instituto para promover e incentivar a salvaguarda dos patrimônios: “Nossa missão é garantir que tradições, saberes e práticas culturais sejam preservados e transmitidos, através de ações que englobam pesquisa, salvaguarda e difusão. Com essa iniciativa, reafirmamos nosso compromisso com a proteção e promoção do legado cultural do estado, mantendo a história de nossos territórios e comunidades”.
Com a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB-BA), o Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura dará um grande impulso à produção cultural nos 27 territórios de identidade do estado, com um investimento de mais de R$ 550 milhões até 2027 em parceria com o Ministério da Cultura, garantindo que esses recursos cheguem diretamente aos agentes que impulsionam a arte e a cultura em todas as regiões da Bahia.