A medicina do sono, área que estuda o que acontece com o corpo humano durante o período de inconsciência, destaca a importância de analisar os costumes das pessoas ao dormir, como aqueles que só conseguem adormecer com os pés para fora do cobertor. Esses hábitos podem revelar informações importantes sobre a qualidade do sono e a saúde do indivíduo.
Por que algumas pessoas só conseguem dormir com os pés para fora do cobertor? A médica Natalie Dautovich, da National Sleep Foundation, explica que esse hábito curioso pode estar ligado à temperatura corporal. Para uma boa noite de sono, o ideal é que o corpo esteja em torno de 18°C a 20°C.
Manter o corpo aquecido demais sob as cobertas pode atrapalhar o sono. Isso acontece porque, para dormir bem, nossa temperatura corporal precisa diminuir. É aí que entram os pés! Com muitos vasos sanguíneos próximos à pele, eles agem como reguladores térmicos, liberando calor para que o corpo atinja a temperatura ideal para uma boa noite de sono. Por isso, muitas pessoas, inconscientemente, colocam os pés para fora do cobertor.
Manter os pés descobertos ajuda na regulação da temperatura corporal, promovendo um sono mais profundo e reparador, como destaca Natalie Dautovich. Essa teoria é reforçada por um estudo publicado no Journal of Physiological Anthropology, que comprovou a relação entre a exposição dos pés ao ar fresco e a qualidade do sono.