Após o trágico ataque que resultou em quatro mortes na Escola Dom Pedro I, em Heliópolis (BA), as aulas na rede municipal serão retomadas na próxima terça-feira (29). A decisão foi tomada após análise da situação e considerando o impacto do ocorrido na comunidade escolar.
Equipes do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação da Bahia e da Prefeitura de Heliópolis estão unidas para oferecer apoio psicológico e social aos alunos, professores e familiares afetados pela tragédia. Ainda não há data definida para o retorno das aulas na Escola Dom Pedro I.
O retorno às aulas será marcado por atividades de acolhimento e escuta para alunos e professores, com o objetivo de oferecer suporte emocional nesse momento de retomada. Uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos e assistentes sociais da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde do Estado, está presente no município para auxiliar a comunidade escolar.
“Vamos estudar junto, principalmente com a comunidade, como a retomada das escolas vai se dar de maneira segura e sensível ao momento que a comunidade vive. Depois, vamos ter outros desafios, como lidar com os efeitos a médio e longo prazo das reações de luto, das reações ao estresse e, principalmente, com os desdobramentos em termos de saúde mental”, explica Sarah Vieira, coordenadora do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Unidades Escolares (NRRUE) do MEC.
Representantes do MEC, da Secretaria de Educação da Bahia, da Prefeitura de Heliópolis, do Conselho Tutelar, do Sindicato dos Servidores Públicos, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Núcleo Territorial de Educação se reuniram na quarta-feira para discutir estratégias de apoio à comunidade escolar. O objetivo é garantir que o retorno às aulas seja feito de forma acolhedora e segura para todos.