Nesta sexta-feira (25), a cidade de Itaparica, localizada na Baía de Todos os Santos, proporciona muita música e alegria com o Festival da Primavera 2024. A programação conta com grandes nomes do pagode baiano, como É O Tchan! e Tonny Salles do Parangolé. A festa coincide com o aniversário de 193 anos de emancipação política do município e garante a alegria dos seus moradores e visitantes das 19h até a madrugada do sábado (26).
Ao todo, serão cinco atrações musicais que sobem ao palco montado na Praça da Kitanda, no Centro Histórico de Itaparica. O cantor Petty é o primeiro a se apresentar, às 19h, e aquece o público com o seu pagode para as estrelas do swing baiano. A banda É O Tchan! inicia seu show às 20h e, às 22h, Tonny Salles Parangolé dá continuidade às comemorações. Para finalizar, a festa entra na madrugada de sábado com os artistas Cirilo Teclas, às 00h, e Klessinha, às 2h.
Neste Festival, a Prefeitura de Itaparica, com o apoio do Governo do Estado, convida a todos para celebrar junto a um dos destinos turísticos mais procurados na Bahia, que encanta por suas belezas naturais, praias paradisíacas, arquitetura colonial e cultura vibrante.
Durante a manhã, o aniversário da cidade também foi comemorado com uma missa de agradecimento na Igreja da Matriz do Santíssimo Sacramento. Além disso, ocorreram, no Campo Formoso, desfiles das Escolas Municipais e fanfarras e um ato cívico com hasteamento da bandeira.
Sobre Itaparica – Com uma área atual de 121,373 Km² e com uma população estimada de 19.789 habitantes (IBGE, 2022), a cidade de Itaparica foi desmembrada do município de Salvador com o nome de “Denodada Vila de Itaparica” por um Decreto Imperial do dia 25 de outubro de 1831.
A ocupação portuguesa começou em 1509 com a chegada de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, que casou-se com a índia Paraguaçu, batizada posteriormente por Catarina, filha do Cacique Taparica, no período em que a ilha era habitada pelos índios tupinambás.
No dia 7 de janeiro de 1823, no ano posterior ao grito de Independência por D. Pedro I no 7 de setembro, a população foi vitoriosa em uma batalha crucial na guerra da independência do Brasil na Bahia, impedindo a retomada da ilha pelo exército lusitano. O acontecimento é comemorado até hoje, através de cortejos onde se destaca a imagem de madeira do Caboclo Tupinambá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Itaparica)