Quatro bairros de Salvador ainda sofrem com a interrupção do transporte público nesta quinta-feira (17), em consequência da onda de violência que atinge a cidade. IAPI, Alto do Cruzeiro (Pernambués), Bairro da Paz e São Gonçalo do Retiro seguem sem circulação de ônibus, deixando moradores com dificuldades de locomoção e acesso a serviços essenciais. A suspensão do serviço é uma medida preventiva para garantir a segurança de passageiros e rodoviários, após ataques e incêndios a coletivos registrados nos últimos dias.
Em 2024, já foram queimados nove ônibus na capital baiana, que já totaliza um prejuízo de mais de R$ 7 milhões aos cofres públicos, além de afetar diretamente a vida dos usuários do transporte.
No Bairro da Paz, as dificuldades com o transporte público ocorrem desde a última segunda-feira (14), quando um ônibus foi incendiado durante protestos na região. Foi o sétimo caso de incêndio em ônibus no ano. As linhas 1057 (Estação Mussurunga x Bairro da Paz) e 1070 (Estação Mussurunga x Piatã/Bairro da Paz) tiveram seus itinerários alterados e, por medida de segurança, os veículos estão seguindo pela Avenida Paralela, sem acessar o bairro.
Também na última segunda-feira (14), foi registrado um incidente de violência na região de São Gonçalo. Em consequência, os ônibus da linha 1118 – Term. Acesso Norte x São Gonçalo não está acessando o bairro. Agora, eles fazem o desvio pela rotatória da área chamada “Cabeção”, próximo ao Hospital Roberto Santos, e seguem pela Silveira Martins em direção ao Terminal Acesso Norte.
No Alto do Cruzeiro, o transporte foi interrompido na manhã de quarta-feira (16) após um tiroteio no local. Os ônibus da linha 1103 – Alto do Cruzeiro x Pernambués (Circular), que atendem a área, foram desviados para o terminal de Pernambués.
Um ônibus foi incendiado no final de linha do IAPI, em Salvador, na tarde desta quarta-feira (16). Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para controlar as chamas. Foi o oitavo caso de incêndio em ônibus registrado na capital baiana no ano.
Em decorrência do incêndio, o serviço de transporte coletivo no bairro foi temporariamente suspenso e as linhas que atendem a região estão sendo desviadas pelo Largo do Tamarineiro. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob) está monitorando a situação e ainda não há previsão para a normalização dos serviços.