Um novo projeto está revolucionando a forma de financiar exames essenciais para a saúde feminina. Com o nome “Meu Combustível Salva”, a iniciativa permite que parte da receita obtida com o abastecimento de veículos em postos Shell na Bahia e Sergipe seja revertida em mamografias gratuitas para mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Criado pela mastologista Carolina Argolo, o projeto também oferece um desconto de R$ 0,20 por litro aos motoristas que participam da ação.
Além de economizar no combustível, os clientes contribuem diretamente para a realização de mamografias, exame fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O público-alvo são mulheres entre 40 e 70 anos que não realizam o exame há mais de um ano. O agendamento pode ser feito no último sábado de cada mês, por meio de um telefone divulgado nas redes sociais do Grupo CAM e do perfil “Seio que Cuido” no Instagram.
A expectativa do projeto para este Outubro Rosa é arrecadar fundos suficientes para doar cerca de 2.500 mamografias. Para garantir o desconto no combustível, os clientes devem baixar o aplicativo Shell Box e ativar o benefício, que é aplicado automaticamente no final do abastecimento.
A ideia do “Meu Combustível Salva” nasceu em 2021, inicialmente como uma forma de incentivar a prática de atividades físicas, onde a energia gasta pelos participantes era convertida em mamografias. No entanto, a questão de como financiar os exames a partir das calorias gerou a necessidade de buscar novos parceiros. Foi então que a Shell e o Grupo CAM (atual Oncoclínicas) se uniram ao projeto, consolidando a iniciativa.
Com cerca de 70 postos participantes na Bahia, Sergipe e, pela primeira vez, em Pernambuco, a campanha tem ganhado visibilidade. Os frentistas dos postos utilizam coletes rosa para sinalizar a ação, e as mamografias gratuitas são realizadas pelo grupo Oncoclínicas, referência em diagnóstico por imagem e tratamento oncológico na região.
A ação oferece não só um alívio econômico aos motoristas, mas também contribui para a prevenção de uma doença que afeta milhares de mulheres no Brasil.