Em um desenvolvimento preocupante na política de Ilhéus, o PSD decidiu solicitar que Bento Lima, candidato a prefeito da cidade e filiado ao partido, retire sua candidatura. A medida ocorre após uma operação da Polícia Federal, realizada nesta quinta-feira (26), que teve como alvos Bento e o atual prefeito, Mário Alexandre, conhecido como Marão.
O partido emitiu uma nota oficial expressando sua preocupação com as implicações da operação. “Diante das evidências reveladas até o momento pela investigação, que também envolve o prefeito Mário Alexandre, o PSD-BA considera prudente aconselhar Bento Lima a retirar sua candidatura a prefeito de Ilhéus”, diz o comunicado.
A operação da PF resultou na apreensão de R$ 915.990,00 e investiga um suposto esquema de pagamento de propina, onde agentes públicos teriam favorecido determinadas empresas com contratos na prefeitura de Ilhéus. Tanto Bento Lima quanto Mário Alexandre foram identificados entre os 17 alvos de mandados de busca e apreensão que foram cumpridos na operação.
As buscas incluíram a residência do prefeito e as instalações da prefeitura. Em resposta às acusações, a administração municipal divulgou uma nota na qual nega qualquer irregularidade.
Com a pressão aumentando sobre os candidatos, o cenário político em Ilhéus se torna cada vez mais tenso, à medida que o PSD inicia um procedimento interno para apurar os fatos relacionados à operação. A situação poderá ter consequências significativas para a candidatura de Lima e para o futuro político de Mário Alexandre.