terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Terceira aeronave para repatriação de brasileiros pousa no Líbano

Foto: Divulgação / FAB

por Leonardo Souza

Publicado em 09/10/2024,

às 21h02

Na manhã desta quarta-feira (9), uma terceira aeronave do governo brasileiro aterrissou em Beirute, no Líbano, dando continuidade à missão de repatriação de brasileiros que estão no país. O Líbano tem sofrido com bombardeios resultantes do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.

A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), faz parte da Operação Raízes do Cedro, organizada pelo governo federal. A repatriação é fruto de uma colaboração entre o Itamaraty em Brasília, a Embaixada do Brasil em Beirute e a ação operacional da FAB.

O primeiro voo teve 229 pessoas, incluindo 10 bebês de colo e três animais de estimação, que pousaram no último domingo (6), em São Paulo, onde foram recepcionados pelo presidente Lula. O segundo grupo, com 227 passageiros e três pets chegou ao Brasil na última terça-feira (8).

De acordo com o tenente-brigadeiro do Ar, Marcelo Damasceno, comandante da FAB, cerca de 500 pessoas poderão ser repatriadas semanalmente do Líbano. A decisão de iniciar a operação de resgate foi tomada pelo governo brasileiro no final de setembro, diante da escalada de violência no país, alvo de ataques israelenses contra o Hezbollah.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, aproximadamente 7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil a partir do Líbano. No entanto, ele enfatizou que esse número é preliminar e não garante que todos os interessados conseguirão sair do país. A comunidade brasileira no Líbano é calculada em cerca de 20 mil pessoas, e espera-se que aproximadamente 3 mil consigam retornar ao Brasil.

“Há alguns meses, começamos a alertar a população, por meio da embaixada, sobre as dificuldades que poderiam surgir da expansão do conflito da Palestina para os países vizinhos. Embora aproximadamente 7 mil pessoas tenham manifestado interesse em sair, esse número não é definitivo e não significa que todos deixarão o país, pois existem diversas situações, como familiares que não podem se deslocar. A projeção mais concreta da embaixada indica cerca de 3 mil pessoas”, afirmou durante entrevista ao programa Bom Dia Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Compartilhe

Categorias

Últimas Notícias

Lexa será mamãe! Cantora choca fãs com notícia de gravidez após noivado

31/10/2024

às 22h00

Feirão da Casa Própria: imóveis com parcelas a partir de R$ 399 em Salvador

31/10/2024

às 21h00

Governo e Porto Digital se unem para impulsionar Inteligência Artificial no setor público

31/10/2024

às 20h00

Data da Lavagem do Bonfim é definida; SAIBA MAIS!

31/10/2024

às 19h27

Assassinos de Marielle Franco são condenados; SAIBA MAIS!

31/10/2024

às 19h19

Publicações Relacionadas