Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chega à Bahia nesta quinta-feira (24). O Ministério da Saúde enviará cerca de 42 mil doses ao estado, que serão distribuídas aos 417 municípios baianos, seguindo critérios populacionais.
A notícia da chegada das vacinas surge em meio a relatos de desabastecimento em diversos postos de saúde da Bahia. Em Salvador, a falta de doses da vacina contra a Covid-19 para adultos e crianças surpreendeu quem procurou os postos de saúde. Profissionais de saúde informaram aos pacientes sobre a indisponibilidade do imunizante.
Esta fase da campanha de vacinação abrange crianças de 6 meses a menores de 5 anos, integrando a rotina de imunização, e adultos que se enquadrem nos grupos prioritários. A prioridade na aplicação das doses será para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente, entre outros grupos.
A nova remessa de vacinas visa suprir a demanda criada pelo desabastecimento registrado no início de outubro e fortalecer a imunização dos grupos prioritários. A aplicação das doses será realizada de acordo com o histórico vacinal de cada pessoa. Dados do Ministério da Saúde indicam que, desde junho de 2024, 40.849 doses da vacina XBB já foram aplicadas na Bahia.