Neste domingo (13), o Starship, veículo que pretende levar humanos de volta à Lua e a Marte, foi testado pela quinta vez, em Boca Chica, no Texas, após melhorias na torre para lançamento e de retorno do Super Heavy.
Com capacidade entre 100 e 150 toneladas, o Starship pode levar o equivalente a um Boeing 747. O primeiro teste foi realizado em abril de 2023, mas, devido às falhas no motor, acabou explodindo depois de uma escalada de 40 quilômetros até a alta atmosfera. No segundo teste, em novembro de 2023, o voo foi mais longe, chegando a 150 quilômetros de altitude.
A terceira tentativa aconteceu em março de 2024, onde o veículo não concluiu uma volta na Terra. No quarto, em julho deste ano, concluiu o primeiro estágio com a reentrada na atmosfera e o retorno controlado do segundo estágio, fazendo pouso suave no Golfo do México.
O quinto teste foi autorizado pela agência que regula a aviação civil e lançamentos espaciais comerciais nos Estados Unidos da América (EUA), a FAA. Esse veículo será utilizado no programa Artemis, da Nasa, entre os anos de 2026 e 2028.