A deputada estadual Maria del Carmen (PT) foi indicada para assumir a vice-liderança do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A indicação partiu da líder da bancada do partido na Casa, a deputada Fátima Nunes (PT), e marca o retorno de Maria del Carmen à cena política após um período de licença médica.
Maria del Carmen assume a função atualmente ocupada pelo deputado Radiovaldo Costa (PT), que estava no cargo interinamente desde a saída da deputada Neusa Cadore (PT). Cadore, por sua vez, licenciou-se em julho deste ano para assumir a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) do estado.
O retorno de Maria del Carmen acontece antes do previsto, três meses antes do fim de seu atestado médico, que inicialmente era de seis meses. A deputada precisou afastar-se em julho deste ano após passar por um procedimento de cimentação na coluna, mas agora, com a liberação dos médicos, está apta a reassumir suas funções na Casa.
Durante sua ausência, Lucinha do MST, suplente ligada ao deputado federal Valmir Assunção (PT), ocupou a cadeira de Maria del Carmen. Com o retorno da titular, Lucinha volta à suplência da Federação Brasil da Esperança, aliança formada por PT, PV e PCdoB.
O novo posto de vice-líder reafirma a importância de Maria del Carmen dentro da bancada do PT, especialmente em um momento crucial de retomada de suas atividades políticas após o período de recuperação.