A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a distribuição de R$ 20 milhões aos clubes gaúchos após enchentes que causaram inúmeras perdas no Rio Grande do Sul. O benefício é para custear as despesas extras enfrentadas pelos times durante esses últimos meses, destinados para equipes da Série A, como Grêmio, Internacional e Juventude, quanto as demais divisões nacionais, e também para a segunda divisão do Campeonato Gaúcho.
As fortes chuvas nos últimos meses inundaram áreas de treinamento e estádios, resultando no fechamento do Aeroporto Salgado Filho, o principal do Estado, o que obrigou as equipes a viajarem de ônibus para outras cidades em meio às competições das diversas séries do Brasileirão e da Copa do Brasil.
A inundação do Beira-Rio afetou diretamente o Inter. Antes de retornar às atividades no local, em julho, o clube teve que mandar partidas em Barueri (SP), Criciúma (SC), Florianópolis e Caxias do Sul. O Centro de Treinamento do clube precisou de mais tempo para voltar às atividades, no final de agosto. O rival Grêmio realizou treinamentos em São Paulo e Curitiba e realizou partidas na capital paranaense, Cariacica (ES), Chapecó (SC) e Caxias do Sul. A arena só voltou a ter jogos em setembro.
“A CBF reconhece a situação excepcional enfrentada pelos clubes do Rio Grande do Sul nesta temporada em virtude da tragédia ambiental sem precedente e decidiu disponibilizar essa verba para ajudá-los neste período após consultar o departamento jurídico e o departamento de governança e conformidade”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Não há detalhes de como será distribuído e repassado o valor que cobrirá os gastos dos clubes, como, por exemplo, com logística, principalmente o de transporte e hospedagem dos clubes.