quarta-feira, 24 de junho de 2026

Grupo japonês que luta contra armas nucleares vence Nobel da Paz 2024

Foto: Reprodução

por Yuri Fêsan

Publicado em 11/10/2024,

às 16h15

Na manhã desta sexta-feira (11), o Prêmio Nobel da Paz 2024 anunciou a organização japonesa Nihon Hidankyo, que luta contra armas nucleares no mundo, venceu a premiação.

O grupo é um movimento popular de sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki. “Os esforços da Nihon Hidankyo têm colaborado para manter o tabu das bombas nucleares. Atualmente, no entanto, esse tabu está ameaçado. É uma forma de lembrar o mundo da necessidade do desarmamento nuclear”, disse o anúncio da premiação.

A escolha do Nobel deste ano foi motivada “por todos os conflitos acontecendo no mundo neste mundo. Isto é um lembrete para que a gente se lembre que essas armas nunca mais devam ser usadas”, disseram os organizadores.

Nihon Hidankyo ganhou US$ 1,1 milhão, equivalente à cerca de R$ 6 milhões, além de um diploma e uma medalha de ouro. Em 2023, a vencedora foi Narges Mohammadi, defensora dos direitos das mulheres no Irã.

Compartilhe

Categorias

Últimas Notícias

Consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2026 inicia hoje

23/06/2026

às 10h32

Inglaterra e Gana disputam liderança do Grupo L; veja jogos da Copa

23/06/2026

às 10h02

Técnico do tetra, Parreira apresenta melhora, mas permanece na UTI

23/06/2026

às 09h45

Depois de chuva e pausa, França de Mbappé não dá chances ao Iraque

23/06/2026

às 01h42

Confira os resultados dos jogos de segunda-feira (22) na Copa

23/06/2026

às 01h27

Publicações Relacionadas