No inicio da tarde desta segunda-feira (07), um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Beirute, no Líbano, trazendo de volta 227 brasileiros, incluindo 49 crianças — sete delas de colo — e três animais de estimação. A aeronave KC-30 partiu às 18h30, no horário local, e está prevista para fazer uma escala em Lisboa antes de seguir para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, onde a chegada está agendada para terça-feira (08), por volta das 10h.
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, anunciou que a Operação Raízes do Cedro será contínua, com a meta de repatriar aproximadamente 500 brasileiros a cada semana. Estima-se que cerca de 20 mil cidadãos brasileiros residam no Líbano, com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) registrando cerca de 3 mil pessoas que desejam deixar o país, especialmente em meio ao agravamento das operações militares das Forças Armadas de Israel.
O primeiro grupo de repatriados, composto por 229 brasileiros, chegou na manhã do último domingo (6) e foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que criticou as ações de Israel, afirmando que a violência está afetando inocentes, incluindo mulheres e crianças. Lula enfatizou o compromisso do Brasil com a paz, destacando que o país não busca contenciosos e acredita que “a guerra só destrói”, reforçando a necessidade de uma abordagem pacífica para resolver conflitos.